QuestionarioBioquimica1VA.txt

Card Set Information

Author:
eroman
ID:
213642
Filename:
QuestionarioBioquimica1VA.txt
Updated:
2013-04-15 10:29:11
Tags:
questionario bioquimica
Folders:

Description:
bioquimica questionario
Show Answers:

Home > Flashcards > Print Preview

The flashcards below were created by user eroman on FreezingBlue Flashcards. What would you like to do?


  1. 1.Definir aminoácidos e proteínas de forma resumida. Dar exemplos de aminoácidos que apresentam: a)Um grupo de amina e dois grupos carboxílicos e b) Um grupo carboxílico e dois grupos aminas
    PROTEÍNAS: As proteínas são polímeros estruturais e funcionais primários dos sistemas vivos e possuem uma ampla gama de atividades, incluindo a catálise das reações metabólicas e o transporte de vitaminas, sais minerais, oxigênio e energéticos  São compostos orgânicos de alto peso molecular (PM ) formadas pelo encadeamento de aminoácidos  o composto orgânico mais expressivo da matria viva.

    • AMINOÁCIDOS: São compostos nitrogenados orgânicos complexos, presentes em todas as células vivas, formados fundamentalmente por C, H, O e N. Podendo conter ainda S, P, Cu, Fe, Mg entre outros elementos. Os aminoácidos são os monômeros que constituem as proteínas onde esto ligados entre si através de ligações petídicas Contém um grupo amina contendo nitrogênio carregado positivamente em uma extremidade e um grupo carboxila carregado negativamente na outra extremidade .
    • a) ácido Glutâmico e b) Lisina
  2. 2. Definir proteínas fibrosas. Citar exemplos.
    São compostas de moléculas longas e filamentosas dispostas, que ficam lado a lado para formar as fibras e são insolúveis em água. São responsáveis pelo suporte, forma e proteção dos vertebrados As proteínas fibrosas cumprem uma função estrutural participam como matria-prima na construo de estruturas celulares e histológicas. Ex.: colágeno (oferece elasticidade pele), queratina (cabelos).
  3. 3. Definir estrutura primária de uma proteína.
    A sequência linear de aminoácidos de uma proteína define sua estrutura primária. É dada pela sequência de aminoácidos ao longo da cadeia polipeptídica.
  4. 4. Definir desnaturação de uma proteína e descrever o efeito do pH e da temperatura sobre a estrutura das proteínas.
    A desnaturação, é um processo geralmente irreversível, que consiste na quebra das estruturas das proteínas. A desnaturação ocorre quando a proteína perde sua estrutura secundária e/ou terciária, ou seja, o arranjo tridimensional da cadeia polipeptídica é rompido, fazendo com que, quase sempre, perca sua atividade biológica característica.

    Quando a temperatura se eleva lentamente, uma conformação proteica geralmente permanece intacta até que haja uma perda abrupta de estrutura em uma faixa estrita de temperaturas. Essa alteração repentina indica que o desenovelamento é um processo cooperativo: a perda da estrutura em uma parte da proteína desestabiliza outras partes.

    Os extremos de pH alteram a carga líquida da proteína, provocando a repulsão eletrostática e rompimento de algumas ligações de hidrogênio, porém não as ligações covalentes.
  5. 5. Definir proteínas globulares. Citar exemplo.
    As proteínas globulares são formadas por moléculas dobradas com uma forma esferoidal e são solúveis em água. Pelo fato delas serem solúveis em água é que as moléculas se dobram. Exemplo: hemoglobina, enzimas, anticorpos e etc.
  6. 6. Qual a classificação das proteínas  colágeno  elastina e miosina.
    De acordo com a sua funo as proteínas se classificam em:

    Estrutural ,Hormonal , De defesa , Nutritiva Reguladora, Enzimática  Coagulação sanguínea, Transporte

    • Colágeno: uma proteína estrutural . da família de proteína mais amplamente encontrada no organismo dos mamíferos  representa aproximadamente 1/3 das proteínas corporais
    • Principal componente do tecido conjuntivo: Cartilagem, tendes, matriz óssea e córnea  Contém : 35% de glicina; 11% de alanina;
    • 21% de prolina.

    Elastina: As fibras elásticas são formadas por uma proteína chamada elastina. Elas costumam ocorrer em lugares como o pavilhão auditivo, o conduto auditivo externo, a trompa de Eustáquio, a epiglote, a cartilagem cuneiforme da laringe e nasartérias elásticas. Possuí uma coloração amarelada. Se caracteriza por formar fibras mais finas que aquelas formadas pelo colágeno. Essas fibras cedem bastante à tração, mas retornam à forma original quando é cessada a força. A Elastina confere as fibras elasticidade e resistência. Miosina: A proteína miosina é uma ATPase que se movimenta ao longo da actina e em presença de ATP, são responsáveis pela contração muscular. Principal componente dos miofilamentos, os organelos que constituem o "esqueleto" das células musculares. Sua forma microscópica lembra um taco de golf.Ela é uma enzima mecanoquímica, isto é, converte a energia química em mecânica e por isso é também chamada de proteína motora. Então, nos movimentos gerados por esses elementos, a miosina é o motor, os filamentos de actina são os trilhos e o ATP, o combustível.
  7. 7. Qual a diferença entre proteína simples e conjugada.
    Proteínas conjugadas: são denominadas heteroproteínas.São constituídas por aminoácidos mais outro componente não proteico chamado grupo prostético.Proteína simples : são constituídas só por aminoácidos, sem ligação com componentes proteicos.
  8. 8. A fervura em água transforma o colágeno que uma proteína fibrosa insolúvel e no digerível em gelatina. Esta conversão envolve que tipo de reação?
    Desnaturação. As altas temperaturas fazem que a proteína perca a estrutura em uma parte da proteína desestabilizando as outras partes deixando assim , inativadas as características biológicas da proteína.
  9. 9. Na determinação de nitrogênio pelo Método de Kjedhal são utilizadas algumas substâncias como ó ácido bórico, sulfato de cobre II, hidróxido de sódio, ácido sulfúrico e zinco metálico. Assinale a alternativa que contém a fórmula molecular correta
    • Assinale a alternativa que contém a fórmula molecular correta
    • para estas substâncias:
    • H2BO3, CuSO4, NaOH, H2SO4 e Zn (V)
    • H3BO3, CuSO4, NaOH, e Zn (F)
    • H3BO3, CoSO4, NaOH, H2SO3 e Zn (F)
    • H2BO3, CuSO4, Na(OH)2, H2SO4 e ZnO (F)
    • H3BO3, CuSO4, NaOH, H2SO3 e ZnO (F)
  10. 10. No tamponamento intracelular os ácidos gerados durante o metabolismo e os íons hidrogênio gerados durante a fixação de CO2 também são tamponados pelos tampões intracelulares, principalmente proteínas e fosfatos, por isso os íons hidrogênio produzidos no plasma entram na célula em troca de qual elemento químico? Simultaneamente os componentes respiratórios e metabólicos do equilíbrio ácido-base ajustam-se para manter o quê no organismo?
    Os íons hidrogênio produzidos no plasma entram na célula em troca do Potássio (K+) e os componentes respiratórios e metabólicos do equilíbrio ácido-base ajustam-se para manter o pH no organismo.
  11. 11. Quais são as principais funes dos lipídios?
    • Componentes de alguns sistemas enzimáticos;
    • Originam moléculas mensageiras , hormônios e vitaminas;
    • Atuam como isolante tármico, elétrico e mecânico
    • Transportam combustível metabólico.
  12. 12. Fatores que influenciam na homeostasia do cálcio: Hormônio da paratiróide. É um hormônio de cadeia peptídica única das glândulas paratiroides que pode levar a:
    A. Uma redução do cálcio ionizado extracelular B. Um aumento nas concentrações sanguíneas do fosfato estimulam a secreção deste hormônio. Essas afirmações estão corretas de acordo como o mecanismo Bioquímico em relação ao metabolismo do ser vivo?
    • Sim
  13. 13. No que se refere a biomoléculas lipdeos:
    • Conceito.
    • Do ponto de vista químico, os lipídios são ésteres formados de ácidos graxos superiores com álcoois os mais variados.

    Caracterizam-se por serem substâncias untuosas ao tato, por deixarem mancha translúcida no papel (“mancha de gordura”), Modernamente chama-se lipídios, todas as substâncias (apolares e fracamente polares) que são extraídas de tecidos animais e vegetais, em presença de solventes orgânicos, tais como éter, clorofórmio, benzeno, etc.Classificação.Se classificam em;Lipideos simples: sao esteres de acidos graxos com varios alcooisTais como as gorduras e ceras.Lipideos complexos: sao esteres de ácidos contendo outros grupos além de um álcool e de um acido graxo.Se dividem em Fosfolipídeos, Glicolipídeos, outros lipídeos complexos (sulfolipídeos e aminolipídeos)Precursores e derivados de lipideos: incluem ácidos graxos, glicerol, esteroides, alcoois, aldeidos graxos, corpos cetonicos, hidrocarbonetos, vitaminas liposoluveis e hormoniosImportância e utilização como matéria prima em processos industriaisOs lipídeos utilizados como materia prima são formados predominantemente por triglicerídeos, compostos resultantes da condensação entre um glicerol e ácidos graxos.Os principais óleos e gorduras vegetais comercializados são: soja, canola, milho,girassol, arroz, uva, de coco de babaçu, coco, gergelim, composto, saborizado, azeite de oliva e azeite de dendê
  14. 14. Falar sobre as diferenças entre colesterol: LDL e HDL. Que tipo de colesterol benéfico para saúde do ser humano?
    LDL – “lipoproteína de densidade baixa”, é a principal transportadora de colesterol: seus níveis aumentados no sangue aumentam o risco de infarto agudo do miocárdio.

    HDL – “lipoproteína de densidade alta”, atua retirando o colesterol da circulação. Seus níveis aumentados no sangue estão associados a uma diminuição do risco de infarto agudo.
  15. 15. Como são formados os hormônios esteroides? E qual a sua contribuição para saúde do ser humano.
    O colesterol é o precursor das cincos principais classes de hormônios esteróides: progestagênios, glicocorticóides, mineralocorticóides, androgênios e estrogênios.todos os hormônios esteroides são derivados do colesterol, que é produzido no fígado e modificado pela remoção, ou pela adição de cadeias laterais, hidroxilação ou aromatização do núcleo esteroide. Os hormônios participam na regulação do metabolismo dos seres vivos.
  16. 16. No caso de água de abastecimento industrial:
    Quais os requisitos de um água para utilização nos processos industriais?
    • Os padrões de qualidade para a água industrial dependem de como ela será aplicada.
    • No caso de indústrias alimentícias e farmacêuticas, por exemplo, a água deve ter um elevado grau de pureza, caso venha a ser parte integrante do produto final ou entre em contato com as substâncias manipuladas em qualquer fase do processo. Esses padrões podem ser mais restritivos do que os padrões de qualidade da água para consumo humano.
    • Os padrões de qualidade são menos rigorosos para outras finalidades como, por exemplo, para a água em sistema de refrigeração
  17. 17. Uma água com dureza total acima de 100mg/L, poder causar que tipo de alterações em caldeiras e outros equipamentos utilizados na indústria?
    Podem levar à formação de incrustações em tubulações; em caldeiras, reduzem a transferência de calor, aceleram a corrosão e em função das incrustações provocam entupimentos, o que pode ocasionar uma explosão.
  18. 18. A dureza em águas dividida em temporária e permanente: Quais os componentes de uma dureza temporária e de uma dureza permanente?
    A dureza temporária, recebe o nome também de dureza de bicarbonatos, é fonte da maioria dos problemas envolvendo os sais de cálcio e magnésio. Os bicarbonatos de cálcio e magnésio, pela ação do calor ou pela reação com substâncias alcalinas, provocam a formação de carbonatos que são insolúveis e precipitam formando as incrustações.

    A dureza permanente deve-se à presença de sulfatos ou cloretos de cálcio e/ou magnésio em solução. O calor não tem ação sobre esse tipo de dureza, que é influenciada, somente, pelas substâncias alcalinas
  19. 19. O colesterol faz parte da composição do ser vivo: animais e plantas? Por quê? Tem alguma relação com hormônios sexuais?
    O colesterol faz parte dos seres vivos e geralmente não está presente nos vegetais.

    • O colesterol está presente na membrana das células de animais e modifica a fluidez das membranas de acordo coma temperatura.Ele é produzido principalmente no fígado, mesmo que nossa alimentação seja pobre em colesterol (um adulto, de peso médio, tem cerca de 250g de colesterol em seu organismo).
    • O colesterol é componente estrutural das membranas celulares e precursor de outros esteroides como, por exemplo, as vitaminas D e os hormônios sexuais testosterona (masculino) e estradiol (feminino).

What would you like to do?

Home > Flashcards > Print Preview