Conhecimentos Bancários XII

Card Set Information

Author:
neojr
ID:
247648
Filename:
Conhecimentos Bancários XII
Updated:
2013-11-18 18:10:23
Tags:
CONTINUAÇÃO DE PRODUTOS BANCÁRIOS
Folders:

Description:
CONTINUAÇÃO DE PRODUTOS BANCÁRIOS
Show Answers:

Home > Flashcards > Print Preview

The flashcards below were created by user neojr on FreezingBlue Flashcards. What would you like to do?


  1. LEASING
    É também chamado de arrendamento mercantil. Trata-se de um contrato pela qual uma empresa cede a outra o direito de usar e obter rendimentos com bens de sua propriedade. Funciona basicamente como um aluguel, já que a propriedade do bem arrendado continua sendo do proprietário até o fim do contrato. Essas operações preveem um fluxo de pagamento periódico, ou seja, pagamento em prestações.
  2. TIPOS DE LEASING
    Financeiro e Operacional.
  3. Leasing Financeiro
    Nesse contrato a previsão da compra mediante pagamento do valor residual e contraprestações pagas ao longodo contrato. O prazo é estipulado conforma a vida útil do bem.
  4. Características do leasing financeiro
    • Contrato irrevogável;
    •  O prazo é calculado conforme a vida útil do bem;
    •  A arrendadora adquire o bem de acordo com as especificações do cliente;
    •  A arrendatária é responsável por TODA a administração do bem.
  5. As pessoas no leasing
    • Arrendadora - é a Instituição Financeira que adquire o bem que será objetivo do contrato de arrendamento.
    •  Arrendatária - Escolhe o bem que será pago pela arrendatária. Passa a fazer uso desse bem e realiza o pagamento de contraprestações por um período pré-determinado em contrato.
    •  Fornecedor - entrega o bem a arrendatária e o fatura à arrendadora.
  6. Leasing Operacional
    • Não há previsão de aquisição do bem. Nesse caso o contrato visa preferencialmente a devolução do bem no final da compra. Contudo, o arrendatário poderá manifestar a vontade de comprar o bem, desde que pague o preço de mercado.
    •  Prazo mínimo de 90 dias.
  7. Cuidado com o prazo mínimo no leasing
    • Pode-se quitar o leasing antecipadamente, porém deve obedecer o prazo mínimo, ou seja, antes do prazo mínimo não poderá quitar a operação. O prazo mínimo pode ser:
    •  leasing operacional - 90 dias
    •  leasing financeiro - 2 ou 3 anos.
  8. SERVIÇOS BANCÁRIOS
    São característica marcante dos bancos comerciais do qual podem realizar o: pagamento de cheques,transferência de fundos, ordem de pagamento e diversas cobranças.
  9. Os serviços bancários mais comuns e importantes são
    Convênios, Telemarketing, Cartão de Débito- Cartão Magnético, Cartão de Crédito.
  10. Convênios
    Recebimento de conta de terceiro, ou seja, recebimento das concessionárias de serviço público, como água, luz e telefone.
  11. Telemarketing
    Serviço de atendimento ao público prestado pó ruma central telefônica: tanto para clientes (receptivo) como parabusca de novos clientes (ativo).
  12. Cartão de Débito- Cartão Magnético
    • Um cartão de débito ou cartão pré-pago é uma forma de pagamento eletrônico que permite a dedução do valor de uma compra diretamente na conta corrente ou poupança do possuidor do cartão.
    •  Fisicamente o cartão de débito possui as mesmas dimensões de um cartão de crédito, mas quanto ao uso assemelha-se ao cheque, por representar uma ordem de pagamento à vista expedida sobre fundos da conta do cliente.
  13. Características do cartão de debito
    O cartão de débito é uma alternativa mais segura e cômoda do que o cheque. Para a efetivação de uma transação o cliente deve utilizar uma senha para autorizar o acesso aos seus fundos bancários. A transação é feita por um terminal eletrônico chamado de POS (Point of Sale) instalado no estabelecimento comercial e este está conectado diretamente em rede bancária. Um comprovante é emitido ao final da transação, e todas as transações são listadas no extrato mensal da conta do cliente.
  14. Dentre as vantagens do cartão de débito em relação ao cartão de crédito, destacam-se
    Um maior controle dos gastos: as compras por cartão de débito são limitadas aos fundos existentes na conta do cliente no ato da compra, enquanto com o cartão de crédito o cliente pode realizar uma compra cujo valor ele não dispõe para pagamento imediato, mas compromete-se a pagar essa compra futuramente.
  15. Dentre as vantagens do cartão de débito em relação ao cartão de crédito, destacam-se (2)
    para adquirir um cartão de crédito o cliente deve submeter-se a uma análise de crédito, e certos tipos de cartões somente são fornecidos para quem possuir determinada renda mensal; já um cartão de débito não apresenta essas restrições, sendo uma alternativa para os que querem um cartão para pagamentos eletrônicos mas não conseguem um cartão de crédito.
  16. Dentre as vantagens do cartão de débito em relação ao cartão de crédito, destacam-se (3)
    Nas compras com cartão de débito não incorrem encargos, enquanto no cartão de crédito pode haver cobrança de juros caso a dívida não seja paga integralmente na fatura seguinte.
  17. Cartão de Crédito
    • Criado para estimular a aquisição de bens e serviços é amplamente utilizado por estabelecimentos comerciais que devem ser filiados a bandeira do cartão.
    •  Para o comerciante o cartão de credito garante o recebimento da venda efetuada.
    •  Há cartões para pessoa física e para pessoa jurídica.
  18. Alguns tipos de cartão de credito
    Cartão de afinidade: é um cartão de credito em que grupos, associações ou empresas exibem a sua marca ou logotipo. Possuem as mesmas funções dos outros cartões, mas as associações vinculadas recebem um percentual da anuidade ou do faturamento das utilizações efetuadas pelos associados.
  19. Alguns tipos de cartão de credito (2)
    Cartão Co-branded - são cartões ligados a empresas de renome na rede varejista, companhias áreas, entreoutros, oferecem bônus, descontos ou milhas na utilização desses cartões. Como exemplo: Fiat, GM e Varig.
  20. Alguns tipos de cartão de credito (3)
    • Cartões Pivate Label - cartões de loja - só são aceitos nos estabelecimentos da rede varejista co-emissorado cartão.
    •  Smart Cards (cartões inteligentes)- são dotados de chip, são praticamente isentos de falsificação e possuem uma ampla armazenagem de informações. Possui agenda eletrônica, ficha medica, carteira de documentos entre outros dados.  
    •  CUIDADO: ter chip não significa ser um cartão smart card.

What would you like to do?

Home > Flashcards > Print Preview