Conhecimentos Bancários XIV

Card Set Information

Author:
neojr
ID:
247796
Filename:
Conhecimentos Bancários XIV
Updated:
2013-11-19 06:52:39
Tags:
RISCOS FINANCEIROS
Folders:

Description:
RISCOS FINANCEIROS
Show Answers:

Home > Flashcards > Print Preview

The flashcards below were created by user neojr on FreezingBlue Flashcards. What would you like to do?


  1. O QUE É CREDITO ?
    Trata-se do empréstimo de dinheiro com a confiabilidade que o recebimento será feito em tempo determinado. Assim, risco de credito passa a ser o risco do não recebimento desse dinheiro por parte da instituição financeira, ou seja, o risco de credito esta intimamente ligado a inadimplência.Contudo, as instituições financeiras buscam minimizar os efeitos causados pela inadimplência adotando dessa forma algumas medidas de controle do credito como por exemplo os 6 Cs do credito.
  2. 6 CS DO CREDITO
    caráter, capacidade, condições, capital, conglomerado e colateral.
  3. caráter
    é analisado o histórico do cliente como pagador de suas contas, ou seja, como o solicitante do credito se comportou anteriormente frente aos créditos já solicitados. (Exemplos básicos: consulta SPC e SERASA).
  4. capacidade
    é analisado a capacidade de pagamento do solicitante do empréstimo, ou seja, dados internos do solicitante onde deve se observar se a renda auferida é capaz de cumprir com os compromissos assumidos.
  5. condições
    é observado condições externas ao solicitante do credito o mercado em que o mesmo encontra-se inserido, já que esse pode interferir diretamente na renda a ser considerada.
  6. capital
    é analisado efetivamente o valor do rendimento auferido pelo solicitante do credito. Sendo utilizado basicamente para a aprovação de credito para Pessoa Física.
  7. conglomerado
    possui basicamente a mesma função do capital, ou seja, observar o real rendimento solicitante. Contudo, é utilizado normalmente em Pessoa Jurídica, já que passa a observar todas as empresas que compõem o grupo empresarial e não apenas uma em isolado.
  8. colateral
    é observado as garantias oferecidas pelo solicitante do credito a instituição financeira que irá conceder o empréstimo, como uma forma de diminuir o risco envolvido na operação.
  9. outras formas de avaliação de risco
    • Observar a forma de pagamento acordada , ou seja, qual será a forma que o dinheiro será devolvido a instituição.
    •  Qualidade e facilidade das garantias - observa-se se as garantias oferecidas são realmente vantajosas para a organização, ou seja, a facilidade que a instituição financeira possui em executar o contrato em questão.
    •  Credit scoring - trata-se da analise estatística do publico em que o solicitante encontra-se inserido, observando por exemplo - faixa etária, escolaridade, profissão, empresa empregadora etc.
  10. RISCO DE MERCADO
    risco ligado ao investimento por parte da instituição em um certo segmento do mercado. Ligado principalmente a volatilidade, ou seja, a mudança rápida e constante que alguns segmentos econômicos sofrem -fatores externos a organização.
  11. RISCO OPERACIONAL
    Trata-se de falhas no processo interno da organização, relacionado a falta de treinamento dos funcionários da organização, fraudes, desvios, nepotismo, ou seja falhas ligadas diretamente a falhas humanas.
  12. RISCO LEGAL
    Risco relacionado ao não amparo legal da operação realizada. Esse risco ocorre principalmente quando há mudanças na legislação de um pais, ou quando a organização possua negócios em vários países com legislações diferentes. Risco que esse que é analisado e mensurado pelo setor jurídico das organizações.
  13. RISCO LIQUIDEZ
    • Relacionado a liquidez - equilíbrio das contas das organizações, ou seja, equilíbrio entre a entrada e a saída dos recursos da organização - do mercado.
    •  RESUMO: risco relacionado ao emprestismo maior de recurso do que a real capacidade da organização em pagar os recursos de terceiros.
  14. RISCO IMAGEM
    • Relacionado a imagem publica que a organização possui perante a sociedade, o que caracteriza a confiabilidade que o mercado possui na instituição. Assim, quanto mais for essa confiabilidade menor será o risco de imagem.
    •  RESUMO: como a organização é observada pela mercado e pela sociedade.
  15. RISCO SISTÊMICO
    • Relacionado a probabilidade de ocorrer perdas acumuladas, ou seja, quando o sistema financeiro entra em crise, já que na era globalizada as organizações estão interligadas o que pode gerar o chamado "efeito domino".
    •  RESUMO: risco relacionado a uma crise a nível global, ou seja, ode todas as organizações de um sistema passam por dificuldades devido ao elevado grau de interligação entre as mesmas.

What would you like to do?

Home > Flashcards > Print Preview