Penhor (Mara)

Card Set Information

Author:
neojr
ID:
268106
Filename:
Penhor (Mara)
Updated:
2014-03-26 20:03:59
Tags:
Penhor Mara
Folders:

Description:
Penhor (Mara)
Show Answers:

Home > Flashcards > Print Preview

The flashcards below were created by user neojr on FreezingBlue Flashcards. What would you like to do?


  1. Operação de Penhor - Conceito
    É a concessão de empréstimo a pessoas físicas com a garantia de joias, metais nobres, diamantes, pedras preciosas, pérolas cultivadas, canetas, relógios de alta gama e mercadorias.
  2. A quem se destina
    Pessoas Físicas maiores de 18 anos ou emancipadas.
  3. Como funciona
    O cliente deve se dirigir às Agências que trabalham com penhor, levando o bem a ser empenhado, documento de identidade, CPF e comprovante de endereço recente. Não é permitida a concessão de empréstimo por procuração, salvo aos analfabetos. É permitida a concessão de crédito a analfabeto ou portador de deficiência que o impeça de ler ou escrever, desde que haja instrumento público de mandado, com poderes específicos para tomar empréstimo, assumir obrigação cartular e constituir garantia.
  4. Operação de Penhor - Modalidades
    • Tradicional -
    • Parcela Única Empréstimo com amortização única na data do vencimento, juros fixos à taxa prefixada e exigidos no ato da concessão ou renovação.
  5. Modalidades
    • Parcelado -
    • Empréstimo com pagamento de parcelas fixas e amortização ao longo do tempo pelo sistema PRICE.
  6. Operação de Penhor
    Prazo: 02 a 60 meses

    Limite percentual normal: No máximo 85% do valor da avaliação.

    Limite especial: No máximo 130% do valor da avaliação para cliente previamente selecionado, considerado o critério comportamental do cliente.

    Limite de valores: Valor máximo de acordo com as alçadas vigentes. Valor mínimo de R$ 50,00 na parcela.
  7. Indenização -
    Para o ressarcimento ao cliente de um eventual sinistro (roubo, furto, extravio), o valor a ser ressarcido corresponde a 1,5 vezes o valor de avaliação, atualizado pelo índice da poupança, deduzindo-se o saldo devedor do contrato se houver.
  8. Resgate da garantia
    Pode ser efetuado pelo mutuário, com a apresentação do documento de identidade, e, quando efetuado por representante legal, mediante apresentação de procuração com poderes específicos e documento de identidade.
  9. Encargos
    • Juros prefixados.
    • TAR - Tarifa de Avaliação e Renovação.
    • IOF - Imposto sobre Operações Financeiras
  10. Renovação
    No vencimento, ou antes dele, o cliente pode renovar o contrato por um novo período, com o pagamento dos juros correspondentes, IOF e TAR (Tarifa de avaliação e renovação).Pode ser efetuada em qualquer agência da CAIXA.

    É necessária a presença do mutuário, quando houver elevação do valor do empréstimo. O pagamento/recebimento do saldo remanescente é apurado pela diferença entre o débito anterior e o valor do novo empréstimo deduzindo-se as tarifas e encargos.
  11. Garantias
    A garantia é o objeto empenhado.Para mercadoria são aceitos: Smartfones, Tablets, Notebook, Ultrabook, Maquinas Fotográficas.
  12. Restrições
    Não podem ser aceitas como garantia de empréstimo: peças confeccionadas emouro com teor inferior a 12 quilates, exceto quando apresentarem valor histórico, artístico ou que contenham adorno de valor significativo; joias que contenham enchimento de metal não nobre, em percentual superior a 50%; peças confeccionadas em prata-paládio, exceto quando individualmente alcançarem o valor mínimo de concessão ou com adorno de valor significativo; Mercadoria sem NF – Nota Fiscal.

What would you like to do?

Home > Flashcards > Print Preview