Impactos Ambientais Antropogênicos

Card Set Information

Author:
Anonymous
ID:
285158
Filename:
Impactos Ambientais Antropogênicos
Updated:
2014-10-07 19:04:07
Tags:
geografia
Folders:

Description:
Impactos Ambientais causados pelo Homem
Show Answers:

Home > Flashcards > Print Preview

The flashcards below were created by user Anonymous on FreezingBlue Flashcards. What would you like to do?


  1. O Que é Impacto Ambiental?
    Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais.
  2. Quais as Principais Consequências do Desmatamento Florestal?
    - Destruição da biodiversidade;- Genocídio e etnocídio das nações indígenas;- Erosão e empobrecimento dos solos;- Enchente e assoreamento dos rios;- Diminuição dos índices pluviométricos;- Elevação das temperaturas;- Desertificação;- Proliferação de pragas e doenças.
  3. Qual a Principal Causa do Uso de Agrotóxicos?
    A PADRONIZAÇÃO DOS CULTIVOS causam desequilíbrios nas cadeias alimentares preexistentes, que provocam a proliferação de pragas (insetos) através da diminuição de seus predadores. Dessa forma, são usados agrotóxicos para contê-las, que acabam criando linhagens mais resistentes. Obrigando os agricultores a intensificar as dosagens. Assim, repete-se o ciclo.
  4. Qual as Principais Consequências do Uso de Agrotóxicos?
    Doenças para quem manipula ou consome alimentos contaminados; Poluição e empobrecimento dos solos ao impedir a proliferação de microrganismos benéficos à sua fertilidade.
  5. O Que é e Como o Homem Acelera o Processo de Erosão?
    É o desgaste dos solos e das rochas. O revolvimento (aração) do solo para plantio desagrega-o, facilitando o carregamento de seus minerais pela água das chuvas.
  6. Quais as Principais Formas para Combater a Erosão?
    Terraceamento (cortes em degraus nas encostas); Curvas de Nível (arar e semear seguindo as cotas altimétricas do terreno); Canaletas; Associação de culturas (intercalar leguminosas que recobrem o solo com o cultivo desejado, p. ex.: algodão e feijão).
  7. O Que é Efeito Estufa e Como o Homem Interfere Nele?
    É um fenômeno natural e necessário à vida terrestre, que tem por característica a retenção do calor irradiado pela Terra por partículas de gases e água em suspensão na atmosfera. Porém, a emissão excessiva de gases como metano, CFC's e, principalmente, dióxido de carbono (através da queima de combustíveis fósseis e queimadas florestais) tem acelerado e intensificado esse processo.
  8. Quais as Consequências do Efeito Estufa?
    Interferência nas delicadas relações dos ecossistemas; AQUECIMENTO GLOBAL, com derretimento das calotas polares e geleiras e, consequentemente, o aumento dos níveis dos mares.
  9. O que é a Camada de Ozônio e Quais os Efeitos de sua Destruição?
    Na estratosfera, entre 15 e 50 Km de altitude, existe uma camada formada por ozônio, constituída por três átomos de oxigênio, formando um escudo invisível que protege a superfície do planeta contra os raios ultravioletas vindos do Sol. Esta radiação UV, que bronzeia, seca e envelhece a pele, é nociva aos animais e plantas, principalmente porque pode danificar o DNA (ácido desoxirribonucléico), levando eventualmente a um crescimento tumoroso como, por exemplo, o câncer de pele, problemas nas córneas e fragilizar o sistema imunológico.
  10. Como é Destruída a Camada de Ozônio?
    Compostos de enxofre, cloro, cinzas que são eliminadas de forma natural como em erupções vulcânicas, também podem contribuir para a redução da camada de ozônio. O homem também tem sua parcela de culpa - além dos CFC´s e BrFC´s, que eram encontrados há pouco tempo em refrigeradores, sprays, ar condicionados e equipamentos industriais - produz outros gases que destroem a camada de ozônio como o tetracloreto de carbono e o metilclorofórmio, utilizados como solventes na produção de cola e etiquetadores.
  11. Qual a Química da Destruição da Camada de Ozônio?
    Compostos nocivos podem se acumular nas camadas superiores onde podem ser decompostos pela radiação UV liberando bromo e cloro que reagem facilmente com o ozônio, como demostrado pela seguinte reação [ O3(g) + X --> XO + O2(g) ], onde X pode ser O, NO, H, Br, Cl, F etc. O monóxido produzido reage com átomos de ozônio, produzindo moléculas de O2 e novamente átomos regenerados iniciam um novo ciclo de destruição. Portanto, um único átomo de cloro pode ser capaz de destruir até cem mil moléculas de ozônio, p. ex.:[ ClO(g) + O --> Cl + O2(g) ]
  12. A Camada de Ozônio pode ser Reconstituída?
    O comportamento das massas de ar induziu à concentração da destruição em regiões como a Antártida, onde um enorme buraco tem sido observado, cada vez maior, ao longo dos últimos anos. Pesquisas mais recentes apontam para uma recuperação da camada de ozônio, que atingiu seu tamanho máximo na última década, ainda neste século.
  13. O Que é e Onde Surge a Inversão Térmica?
    A inversão térmica é um fenômeno atmosférico muito comum nos grandes centros urbanos industrializados, sobretudo naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas. Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso e geralmente mais carregado de poluentes) fica retido nas regiões próximas à superfície terrestre por ser impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura. Sendo assim, a dispersão desses poluentes fica extremamente prejudicada, formando uma camada de cor cinza, oriunda dos gases emitidos pelas indústrias, automóveis, etc.
  14. Que Período é Mais Propenso ao Surgimento da Inversão Térmica?
    Esse fenômeno se intensifica durante o inverno, pois nessa época do ano, em virtude da perda de calor, o ar próximo à superfície fica mais frio que o da camada superior, influenciando diretamente na sua movimentação. O índice pluviométrico (chuvas) também é menor durante o inverno, fato que dificulta a dispersão dos gases poluentes.
  15. Quais os Efeitos da Inversão Térmica e Como Minimizá-los?
    Doenças respiratórias, irritação nos olhos e intoxicações são algumas das consequências da concentração de poluentes na camada de ar próxima ao solo. Entre as possíveis medidas para minimizar os danos gerados pela inversão térmica estão a utilização de biocombustíveis, fiscalização de indústrias, redução das queimadas e políticas ambientais mais eficazes.
  16. O Que são Ilhas de Calor?
    Ilhas de calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas.
  17. Como Surgem as Ilhas de Calor?
    Cidades com grande concentração de asfalto (ruas, avenidas) e concreto (prédios, casas e outras construções), concentram mais calor, fazendo com que a temperatura fique acima da média dos municípios da região. A umidade relativa do ar também fica baixa nestas áreas. Outros agravantes são pouca quantidade de verde (árvores e plantas) e alto índice de poluição atmosférica, que favorece a elevação da temperatura.
  18. Como Evitar a Formação de Ilhas de Calor?
    Plantio de árvores em grande quantidade nas grandes cidades. Criação de parques e preservação de áreas verdes, bem como medidas para diminuir a poluição do ar: diminuição e controle da emissão de gases poluentes pelos veículos e controle de poluentes emitidos por indústrias.

What would you like to do?

Home > Flashcards > Print Preview